Última chance para um belo programa nostálgico em Nova York: a mostraYouthquake! The 1960s Fashion Revolution se despede nesse domingo (07.04) do museu do Fashion Institute of Technology. Completando o sabor retrô que deixa a exposição que comemora os 50 anos do CFDA (Conselho dos Estilistas Americanos) no FIT, os alunos do mestrado de moda da escola nova-iorquina montaram logo ao lado a Youthquake, focada na moda jovem dos anos sessenta, como o nome sugere.
A expo reúne somente 30 looks, mas de tendências bem variadas, como a túnica safári de Yves Saint Laurent (eternizada na época por musas como Betty Catroux e Veruschka) ou o modelo hippie, amplo e colorido de Giorgio di Sant’Angelo – há mais peças do estilista maluco-beleza e darling de Diana Vreeland e Twiggy na mostra.
Outro ingrediente que não poderia faltar nesse coquetel é a música da década e sua influência direta na moda. Dessa safra, não deixe de prestar atenção no lindo vestido de papel, de 1968, do britânico Harry Gordon, com uma foto de Bob Dylan em preto e branco estampada, além de um par superdivertido de sapatos com as carinhas dos Beatles usadas como padronagem pela Wing Dings (uma Keds da década de 60), de 1964. (NÔ MELLO)